04 outubro 2017

[Resenha] Dumplin' - Julie Murphy

Título: Dumplin’
Título Original: Dumplin’
Autora: Julie Murphy
Páginas: 336
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890311
Ano: 2017

Sinopse: Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Willowdean é uma garota que passou a vida sabendo que seu tipo físico não agrada em nada sua mãe. Ser gorda nunca foi um problema para ela, mas sua mãe ex-miss Jovem Flor do Texas acredita que sua filha devia seguir seus passos quando o assunto é a estética.

Os meses que antecedem mais uma edição do concurso de beleza são os de maior tensão, já que a mãe de Willowdean é uma das organizadoras e apresentadora do evento. Mas não é só a casa de Will que viram uma zona por causa do evento e sim toda a cidade de Clover City respira o concurso.

Além disso Willowdean  ou Dumplin’, apelido dado por sua mãe, está passando ainda por um período de luto. Sua tia, faleceu há poucos meses e ela ainda não consegue lhe dar com essa partida. Lucy era uma presença mais maternal pra Will do que sua própria mãe e todas as boas lembranças que a protagonista traz para a história são relacionadas a sua tia. Talvez por ser fisicamente mais semelhante a ela, Will vivia uma relação sem maior pressão para se perder preso e se enquadrar aos padrões impostos pela sociedade e por sua mãe.

Com uma proposta de empoderamento feminino e estético, minhas expectativas sobre esse livro estavam lá em cima. Para vocês terem uma ideia minha aposta nesse livro foi tão alta que até a edição em inglês eu comprei.

Achei as problemáticas trazidas pela história muito pertinentes, apesar de um foco maior na gordofobia, Julie Murphy trouxe outros personagens com estereótipos diferentes e que são alvo de críticas. Isso torna o livro não uma bandeira de luta contra a gordofobia apenas, mas a todos os preconceitos contra tipos de beleza, que não são aceitos pela padronização estética existente.

Tanto que o maior enfrentamento dessas garotas, lideradas pela Willowdean, é participar do Miss Jovem Flor do Texas e assim quebrar o padrão de beleza imposto pelo concurso.

“- Por que me deixou experimentá-la?Ela dá de ombro.- Talvez porque bem sempre seja preciso vencer um concurso para se pôr uma coroa na cabeça.” Pg. 65

Mais apesar da proposta achei que a história não trouxe realmente um enfoque que eu esperava. Willowdean não foi tão autoconfiante e determinada quanto imaginava, a personagem na verdade sofre surtos dessas atitudes e algumas páginas depois surge cheia de receios. Claro que o fato de ter apenas 16 anos é muito compreensível para isso, mas após todo burburinho sobre essa história esperava uma personagem mais afrontosa.

Outra coisa que me incomodou bastante é o romance desse livro, um triângulo amoroso se desenha, mas não vai para frente. Porém, não pense que isso é algo bom, já que tem leitores que já estão saturados de triângulos amorosos, quando focamos em Will e no seu amorzinho Bo Larson o casal me desceu a muito custo.

O que mais curtir neles é que Murphy trouxe um cara altamente desejável interessado pela garota, que aos olhos dos outros seria a última a ser um de seus alvos de interesse romântico. Bo simplesmente ver muito além da aparência física.

A amizade também é muito testada nesse livro Will tem uma melhor amiga a Ellen e eu já imaginava que algo iria abalar essa amizade de longa data. E nessa briga fiquei do lado da Willowdean, achei que Ellen apesar de querer ajudar não percebeu que o momento era para ela deixar Will ir à luta e quando ela tentou dizer isso Ellen, ao meu ver, teve uma visão bem mesquinha.

O livro é regado a referências a cantora Dolly Parton, a tia de Will e a mãe de Ellen são muito fãs da cantora e foi a Dolly que fez nascer a amizade entre Willowdean e Ellen. Dolly Parton também vem como uma personagem extra, apesar de nem aparece no livro, pois seu estilo de vida e de se vestir são como um grande dane-se ao que os outro pensam, e a protagonista do livro tira muito dessa valentia para se inscreve no concurso.

Talvez o livro devesse ter sido mais focado de fato no concurso como o marketing e até mesmo a capa do livro leva a crê, mas ele mal é visto por nós, sendo que a autora opta por foca mais no dia-a-dia da protagonista e em seus próprios dramas.

Entre seus altos e baixos, dei três estrelas a Dumplin’ pelo enredo fora da caixinha e por ser uma abre alas de mais livros que abordem a beleza por quem somos, pelas nossas atitudes e não por nosso tipo físico.

Avaliação:


6 comentários:

  1. Saber que temos uma protagonista fora do padrão e ainda assim, incrível, me deixa master curiosa pra ler o livor. espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thiana!
    Li esse livro faz pouco tempo e tenho que concordar em vários aspectos com você. Principalmente sobre o triângulo amoroso - na verdade, até o relacionamento com o Bo foi um ponto que poderia ter sido melhor desenvolvido e tudo o mais, mas enfim. Achei a proposta muito boa e, em vários aspectos, a trama conseguiu cumprir o que se propôs e é uma leitura muito válida para todo mundo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Thiana!
    Estava com vontade de ler uma resenha sobre esse livro. Gostei como vc escreve e fiquei meio assim de ir pra frente com a leitura, pois eu não curte triângulos amorosos e vc não gostou tanto assim. De qquer forma eu ainda vou dar uma chance, e volto pra te contar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Thiana ^^
    Poxa, é uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente :/ eu, do contrário, adorei o livro. Gostei muito da Will, consegui entender suas inseguranças e suas atitudes, e não me incomodei tanto com o romance, já que não é o foco principal da história e ficou pouco desenvolvido. Parece que vai ter uma continuação \0/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Uma pena que você não tenha gostado tanto do livro. Eu confesso que não tinha uma expectativa muito alta, então acho que a leitura poderia funcionar bem para mim. É uma temática que eu gosto, mas nunca esperei mesmo que seria abordada com a profundidade e com o impacto desejáveis, então, não iria me decepcionar.
    Por tudo que você disse na resenha, acredito que seja uma leitura leve, sem grandes pretensões, mas que traz uma mensagem importante e personagens representativos.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi. É uma pena quando nos decepcionamos assim com uma trama que tinha tudo para ser boa. Além da sua, já vi várias outras críticas a esse livro, o que está me fazendo perder a vontade de ler, pois eu já não curto muito enredos adolescentes, e um que soa tão instável eu curto menos ainda.

    ResponderExcluir