23 outubro 2017

[Resenha] A Chama Dentro de Nós - Brittainy C. Cherry

Título: A Chama Dentro de Nós
Título Original: The Fire Between High and Lo
Autora: Brittainy C. Cherry
Páginas: 350
Editora: Record
ISBN: 9788501109484
Ano: 2017

Sinopse: Logan Silverstone e Alyssa Walters não têm nada em comum. Ele passa os dias contando centavos para pagar o aluguel, sofrendo com a rejeição dos pais e tentando encontrar um rumo para sua vida caótica. Ela, por outro lado, parece ter um futuro brilhante pela frente. Um dia, porém, um simples gesto dá origem a uma improvável amizade. Ao longo dos anos, o sentimento que os une se transforma em algo até então desconhecido para os dois. Alyssa e Logan não conseguem resistir à atração que sempre sentiram um pelo outro e finalmente descobrem o amor. Mas uma tragédia promete separá-los para sempre. Ou pelo menos é isso que eles pensam. Seriam as reviravoltas do destino e as feridas do coração capazes de apagar para sempre a chama que há dentro deles.
Depois de ter amando o livro que abre a série Elementos, O Ar Que Ele Respira, é claro que minhas expectativas nesse segundo livro estavam lá em cima. Apesar de ser uma série, os livros são história independentes com personagens diferentes, a única coisa que tem em comum é que o título e algumas frases de efeitos da narrativa fazem referência a um elemento da natureza, nesse caso aqui o fogo.

Em A Chama Dentro de Nós vamos conhecer o desajustado Logan Silverstone. Filho de uma usuária de drogas e de um pai traficante, Logan acabou em parte indo pelo mesmo caminho que a mãe e também abusa dos entorpecentes. Nada comparado a sua mãe, porém a linha do controlado para um total viciado é muito tênue.

Apesar de tudo isso Logan é um rapaz muito bom e tem o sonho de tirar ele e a mãe daquela vida, mas nem tudo é fácil. Em um evento constrangedor ele conhecer Alyssa Walters, uma jovem com uma vida completamente diferente. Filha de uma advogada, Aly tem um futuro brilhante como pianista, mesmo que a mãe ache que isso é apenas um hobby, mas ela guarda uma profunda tristeza do pai, que após o divórcio tornou-se uma pessoa completamente ausente.

De forma inusitada Logan e Alyssa tornam-se amigos e destino ou não, o meio-irmão de Logan é o namorado da irmã mais velhas de Aly. Durante anos os dois constroem uma amizade muito forte, compartilham segredos, apoiam os sonhos um do outro, mas no meio disso tudo outro sentimento também vai surgindo, o amor.
“Conheci meu melhor amigo na fila do caixa de uma mercearia.E minha vida nunca mais foi a mesma.” Pg. 13

Chega um momento que ambos se rendem a esse sentimento, porém clichê ou não, quando tudo está às mil maravilhas uma tragédia põe fim a relação e cinco anos separam o casal.

Eu queria MUITO dizer que A Chama Dentro de Nós foi maravilhoso, mas o livro não conseguiu, ao meu, ver chegar aos pês de O Ar Que Ele Respira. A autora trouxe para esse livro um tema, o uso de drogas, que poderia ter gerado mais drama e poderia ter sido trabalhado de uma forma mais madura. Só que a história acabou sendo muito previsível.

Os jovens apaixonados que após uma tragédia se separam e anos depois se reencontram e toda aquela tensão entre eles ainda é muito forte. Logan é boa parte da segunda parte da trama foi um cara muito estupido com Alyssa, mesmo tendo sentimentos por ela e ela deixando evidente que ainda tinha por ele, muitas vezes chega a ser um idiota pela forma como trata a Aly.
“Com essas palavras simples e o som de seus passos afastando-se no corredor, eu descobrir a dor de um coração partido.” Pg. 125

E a Aly aceita todo esse tratamento tão bem. Claro que podemos dizer que ela ainda é apaixonada por ele e que muita coisa ficou mal resolvida, quando eles terminaram. Porém, acho que ela poderia ter sido mais dura para ver se o Logan se tocava de quanta merda fazia.

No meio disso tudo ainda vemos a história do irmão de Logan, o Kellan, que ao meu ver teria dado um livro bem melhor. O romance dele com Erika, irmão da Alyssia, passa por uma grande provação e acompanhamos isso pelos olhos de Logan e Aly (a narração é intercalada entre eles), por isso em muitos momentos senti faltar se entender e sentir mais o drama desse casal, que me emocionou muito mais que os protagonistas.
“(...) Ele é cem por cento meu irmão. Vou cuidar dele, e nunca vou abrir mão disso, Erika. Então, se isso te incomoda, bem, provavelmente temos um problema.” Pg. 169

O que não posso negar é que a escrita da Brittainy não deixa a desejar, mesmo assim ela não foi tão envolvente quando o primeiro livro que li dela. Outra coisa que estava curiosa a cerca desse livro era referente a tradução. Na versão em inglês Logan apelida Aly de High, uma referência à quando você usa algo e fica em “alta”. Achei que a tradução fez um ótimo trabalho colocando o termo como “vicio”, mas acredito que o sentimento que a versão em inglês imprimiu nesse apelido foi mais forte que a tradução. Que a meu ver deixou como algo banal. Mas claro que esse é um dos problemas linguísticos, já que a autora trabalho com uma gíria complicada e que na língua portuguesa não tem um equivalente tão próximo.

Apesar de não ter me apaixonado pela história, foi um livro que valeu a pena ter lido ainda mais que vou acompanhar essa série todinha. O próximo livro The Silent Waters (O Silêncio das Águas).

Avaliação:

7 comentários:

  1. Oie!
    eu só li o primeiro livro dessa série, e gostei muito. Estou aguardando uma promoção para os dois últimos assim leio de uma vez, sem esperar a publicação. QUe pena que não gostou tanto do segundo livro.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro livro mas confesso que estou louca pra ler. E espero gostar do livro.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu já fiquei arrasada (no bom sentido) com essa leitura tanto quando na primeira!
    Eu simplesmente ando apaixonada pela escrita dessa autora e não vejo a hora de uma blck friday pra eu comprar os outros dois!!! huahuahuahua
    Boa leitura para nós então!!!

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    To com esse livro aqui, mas não sei se lerei, porque não tenho o anterior e sem falar que to com muita coisa pra ler...

    ResponderExcluir
  5. Olá!Tudo bem?
    Minhas amigas falam muito sobre essa série é eu nunca li hahaha.Eu amo as capas mas as histórias ainda não me chamaram tanto atenção.
    É muito ruim quando colocamos expectativas e o livro acaba não sendo tão bom.
    Espero um dia pode me render a essa série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Não li o primeiro livro ainda, mas acabei ganhando esse, só que ando numa ressaca brava de romances então ele está em stand by! Gostei da sua resenha bem sincera.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu AMO esse livro, para mim ele é infinitamente melhor do que o primeiro. Chorei horrores com esse livro, a Cherry adora pisotear nos meus sentimentos, não tenho nem palavras para descrever o quanto gostei dessa leitura. Lo e High tem vaga exclusiva no meu coração haha. O silêncio das águas consegue ser tão bom quanto, espero que goste.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir