18 agosto 2017

[Resenha] Quando Finalmente Voltará a ser Como Nunca Foi - Joachim Meyerhoff

Título: Quando Finalmente Voltará a ser Como Nunca Foi
Título Original: Wann wird es endlich wieder so, wie es nie war
Autor: Joachim Meyerhoff
Páginas: 352
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859974
Ano: 2016

Sinopse: Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos. Joachim Meyerhoff narra com afeto e graça a vida de uma família extraordinária em um lugar igualmente extraordinário. E a de um pai que, na teoria, é brilhante, mas falha na prática. Afinal, quem mais conseguiria, depois de se propor a intensificar a prática de exercícios físicos ao completar 40 anos, distender um ligamento e nunca mais tornar a calçar o caro par de tênis? Ou então, em meio à calmaria, ver-se em perigo no mar e ainda por cima derrubar o filho na água? O núcleo incandescente do romance é composto pela morte, pela perda do que já não pode ser recuperado, pela saudade que fica - e pela lembrança que, por sorte, produz histórias inconcebivelmente plenas, vivas e engraçadas.

 

Sabe quando um livro te surpreende de forma inesperada? Quando uma história toma uma parte do seu coração para ela e ali ela fica guardada para sempre? Talvez por eu querer enxergar cada vez mais fundo em todas as coisas, que acabo por ler, esse sentimento de identidade encontrada em palavras soltas de um livro me tome com mais frequência.

A proposta do livro soa simples e de cara não chama muito a atenção, apenas por sua sinopse. No entanto a forma como tudo acontece durante a história e como tudo se desenvolve em seu tempo acaba por conseguir um lugar cativo no coração do leitor. Como num diário, nosso protagonista Josse conta a história de sua família nada convencional, começando pelo fato de que eles vivem nas proximidades de um hospital psiquiátrico e o pai dele é o chefe da instituição. Josse cresceu cercado pelas loucuras daquele lugar junto aos seus irmãos mais velhos e sua cadela.

Tudo que acontece com Josse é muito importante para ele, cada mínimo detalhe de uma situação tem seu universo explorado, cada situação leva Josse ao aprendizado de uma infinidade de coisas que fazem parte dele, que o constroem. A família tenta viver num contexto de normalidade, apesar de estarem tão longe do que nós leitores conhecemos por normal. Eles se esforçam para lidar com coisas comuns, sonhos distantes, com a convivência, tudo isso enquanto ao seu redor existe nada além de loucura.

Mas para Josse tudo aquilo é a realidade, é o normal dele e isso faz com que ele cresça de uma forma muito pura, entendendo aos poucos que a loucura talvez não seja tão assustadora e que viver ali é parte de quem ele se tornará mais na frente. A forma como o autor deixa tão realista, que uma criança mostra seu ponto de vista sobre a loucura e a vida de um modo geral é magnífica. O leitor consegue ver pelos olhos da criança e ao mesmo tempo fazer um contraste com aquilo que sua própria mente entende. No final, a pergunta que nos é apresentada logo na capa do livro é o que queremos responder ao seu final.

"A loucura está do lado de dentro ou de fora?"

12 comentários:

  1. Olá
    Essa obra está nos meus desejados desde que ela foi lançada kkk, mas até o momento eu ainda Ana consegui fazer a leitura do mesmo. Tenho o livro digital mas queria muito o físico. Amo esse capa! Adorei o post e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é meio estranha... se só olhasse ela não teria vontade de ler... mas tua resenha me deixou extremamente curiosa... é aquela velha história... quem vê cara, não vê coração. Vou anotar a dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Não me interessaria pelo livro, primeiro pelo título e depois pela capa, mas pelo que você escreveu ele parece ser um livro muito bacana de se ler, vou pesquisar mais sobre ele.

    Beijos
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ai socorro, é narrado por uma criança? Uma forma das mais puras de vê o mundo, já me interessei. Não sabia nada sobre a história, apesar de conhecer bem a capa e me surpreendi com o que esperar. Com certeza, dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Estou com a minha amiga querendo loucamente esse livro, eu de primeira não senti interesse em conhecer a história criada pelo autor, mas depois da sua resenha despertou dentro de mim uma pontinha de curiosidade, e com certeza na primeira oportunidade que terei, irei realizar a leitura dessa obra! E cara essa capa é muito estranha!

    Bjss, e vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão três ganhadores não perca a oportunidade: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já tinha visto ele por aí, mas nunca parado para reparar nele. Parece ser um livro muito bacana. Apesar de toda a sua apresentação e você ter gostado do livro, percebi que não seria o meu tipo de livro no momento. Ainda assim, obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro apesar da capa ser um pouquinho estranha kkkk. Mais como nunca se deve julgar um livro pela capa vou procurar comprar para ler. Gostei da sua resenha, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. oie, realmente, a sinopse não chama muita atenção, mas sua resenha conseguiu me convencer a querer ler esse livro. Fiquei bem intrigada em como é a vida dessa família e com o garoto e suas percepções.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, vou pesquisar mais sobre e incluir em minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  10. Hello!
    I really liked the post hehe, thanks for sharing it. I followed your blog, could you follow me back?
    A hug!.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu tenho muita vontade de fazer a leitura dessa obra, mas até então não me apareceu oportunidade. A sua resenha só contribuiu para que a vontade aumente, parabéns pelos pontos relevantes que foram citados, adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  12. Pela capa eu não daria nada por esse livro, mas agora podendo conferir um pouco dele aqui, eu gostei bastante. É muito dificil eu ler livros narrados por crianças, mas esse eu quero ler. Parece ser uma leitura bem simples e singular. Amei!

    Beijos

    ResponderExcluir