05 julho 2016

[Resenha] Todo Seu - Sylvia Day


Título: Todo Seu
Título Original: One With You
Autor: Sylvia Day
Páginas: 320
Editora: Paralela
ISBN: 9788584390175
Ano: 2016

Atenção: Essa resenha pode conter spoiler caso não tenho lido alguns dos livros anteriores da série Crossfire.

Finalmente chegou o esperado desfecho da série Crossfire. Um dos livros mais aguardados do ano já era motivo de muita conversa entre os leitores, pois demorou muito para ser publicado, mas nem mesmo seu tão esperado lançamento deixou Todo Seu de fora do bate-papo. Tudo isso porque teve muito leitor, que não gosto nada de como Sylvia Day escreveu o desfecho da história de Gideon e Eva.

Para início de conversa, o livro começa exatamente de onde paramos em Somente Sua e chega me deixou atordoada, como demorou muito para sair acreditava que haveria um leve salto no tempo da narrativa também. Para quem ainda tem dúvidas os cinco livros da série acontecem em três ou quatro meses, fato que só me dei conta mesmo nesse último livro, no qual ficou mais evidente.
“O que você acha que teria acontecido se eu não tivesse resistidos ás suas investidas no começo? Se tivesse ido para a cama com você na primeira oportunidade? ”“Você teria virado minha cabeça do mesmo jeito. Era inevitável. (...)” Pg. 85

Agora casado, pelo menos ainda em segredo, Gideon e Eva, estão decididos a definitivamente acabar com os segredos entre eles, fator principal para os desentendimentos. É agora também que Eva começa a agir como a Sra. Cross e determinada a participar mais da vida do marido e do império pelo qual é responsável, ela pede demissão.

É notável nesse livro o quanto Eva mudou desde o início da série. Ao longo dela a personagem teve por diversas vezes enfrentar os fantasmas do passado e sempre teve Gideon como seu alicerce. Por isso não estranhei que em Todo Seu fosse o Cross, quem tivesse que enfrentar uma última batalhar e Eva quem seria seu apoio.

No segundo livro, ficamos sabendo qual era a causa dos violentos pesadelos de Gideon, mas essa revelação ainda deixava um gosto amargo diante dos personagens que o envolveu, principalmente a mãe de Cross. A meu ver, Todo Seu, se tratou mais de pôr um ponto final nessa questão entre mãe e filho. Desfecho, que por sinal, foi satisfatório e me fez chorar as lágrimas da Eva.

Mas a narrativa não se tratou apenas disso. As ex-amantes de Cross continuam dando as caras, Corinne segue determinada a escrever um livro sobre os tempos em que namorou ele e Anne Lucas, continua com suas aparições furtivas, nos fazendo pergunta qual é a dessa moça.

Na resenha de Somente Sua, falei que foi para mim um dos livros mais fracos dessa série, não trouxe nada de diferente além de um importante acontecimento e uns poucos conflitos. Ao ler Todo Seu percebi que tudo aquilo que senti falta no anterior foi jogado para o desfecho e acredito que foi aí que a autora pecou ou a sua editora americana, que dizem por aí, foi um forte fator para dar mais livros a série Crossfire.

Um mistério que surge do nada nesse volume em poucas linhas for solucionado, o que deixou a trama superficial. Eu até gostei, mas compreendo quando alguns fãs questionam isso. Se formos olha por um lado mais logico, faria mais sentido se os sinais desse mistério, tivesse começado pelo menos no livro anterior, o que daria um feito surpresa maior para o final e sua explicação.

Outra questão colocada é que personagens que aprendemos a gosta não tiveram seu final e deixou algumas lacunas sobre o que de fato aconteceu com eles em aberto. A meu ver, a trama é sobre Gideon e Eva, por isso não me importei que X e Y tivessem seu final, afinal de contas o livro é narrado pelo casal. Saber o que aconteceu com eles séria um bônus bem-vindo, mas talvez desnecessário.

O ponto final desse casal me deixou mais do que feliz e emocionada. Na medida do possível, tudo acabou bem e ainda há esperança de que veremos eles no futuro, já que Sylvia Day confirmou um livro sobre a irmã do Gideon na fase adulta. Pode demorar para sair, mas como uma eterna fã desse casal e da autora estarei mais do que disposta a ler.

PS. Gente surtei com o Lucky, o filhotinho de cachorro que Eva dá para Gideon. Ele é muito fofo e adora o Cross tanto quando adoramos ele. Além de ser um ótimo vigia. Preparem-se para fofuras. 

Avaliação:

2 comentários:

  1. Oi, Thiana! Tudo bem?

    Silvia Day, é Silvia Day! Então com certeza esse livro é bom!
    Inclusive quando o livro é narrado pelo casal da história. Acho top!
    Sua resenha está impecável. Parabéns! :)

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu já li tantos livros da Sylvia Day, é uma das minhas autoras favoritas. Assim que der vou ler Todo Seu e fechar a série.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços!

    Leia: Livro The Destiny of a Lady

    ResponderExcluir