04 maio 2016

[Resenha] A Filha do Norte - Luisa Soresini


Título: A Filha do Norte
Autora: Luisa Soresini
Páginas: 496
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542807639
Ano: 2016

A misteriosa Michelle acaba de chegar a cidade de Mafaldi. Meiga e simples não tem onde ficar e logo é acolhida por Elza e Meredith, bruxas do bem, mas que se disfarçam de avó e neta. Mas a história começa mesmo quando Michelle e Meredith saem para ver as flores da Luna, só que uma tempestade faz com a bruxinha se perca da garota.

Sem saber em que direção ir, Michelle acaba chegando a uma mansão antiga. Aparentemente não mora ninguém lá, mas é surpreendida por uma governanta de jeito muito estranho, que a apresenta aos senhores Vergamini. São sete rapazes muito bonitos e educados, mas que em pouco tempo se tornaram o pesadelo de Michelle.

Correndo um grande perigo, talvez nem mesmo as bruxas do Leste e do Sul, consiga salvá-la.

“- Eu preciso voltar...- falei me sentido pressionada.- Por quê, senhorita? – indagou o garoto loiro de olhos azuis-turquesa.- É que, se eu não voltar logo, a senhora com quem vivo ficará preocupada!”  Pg. 25  

Quem ler a sinopse de A Filha do Norte já saber de cara que vamos ler sobre bruxas. Mas, eis a minha surpresa em perceber logo após algumas páginas que muito mais seria explorado nessa estória. As bruxas vão dar espaço a diversos personagens muito mais complexos e que durante boa parte da narrativa ficaremos sem entender o que realmente são.

Sete desses personagens são os irmãos Vergamini, eles acolhem Michelle em sua mansão, mas logo mostraram realmente o quem são e o que desejam da garota. Ela sabe que tem algo errado com eles e com toda a situação pela qual está passando, mas sem ter para onde ir e a quem recorrer, só resta encarar a situação de frente.

A escrita de Luisa Soresini é simples, o que proporciona uma leitura bem agradável e pouco cansativa. Isso faz com que se leia bastante em pouco tempo e até faz o leitor pense em dar uma freada para não acabar o livro logo, como aconteceu comigo. Mas apesar das facilidades, a leitura requer atenção. O livro não é dividido em capítulos, apenas símbolos identificam a troca de cena e de narrador.

Sim, quase todos os personagens têm voz nesse livro, assim como o um narrador em terceira pessoa surge de vez em quando. No início, fiquei confusa e até tinha que reler algumas partes para ver quem era mesmo o narrador da vez. Alguns leitores podem achar essa escolha da autora ruim, porém o que percebi é que dessa forma fiquei muito mais atenta ao livro e fazendo uma analogia, ficou parecendo um filme/seriado, com suas trocas de cena e do personagem central.

Por ter esse estilo de narrativa, é complicado falar sobre os personagens. Como vamos conhecer um pouco de cada um, qualquer vírgula pode ser um spoiler. Só digo que escolher um personagem para amar e odiar vai ser muito difícil, até a última página.

“ – O que foi? – Ele sorriu. – Eu e minha bonequinha nos aproximamos muito enquanto vocês estavam fora. ” Pg. 243

Cada personagem tem uma peculiaridade e várias delas nos faz lembrar de histórias clássicas, que já conhecemos bem. Mesmo assim Soresini soube dar seu toque de originalidade, criando um enredo completamente inédito e cheio de mistérios. Mistérios esses que ainda vão nos atormentar até o desfecho que acontece apenas no segundo livro. A Filha do Norte é o primeiro volume de uma duologia.

Adorei demais o livro, mas preciso falar sobre algumas coisinhas que me deixaram um pouco incomodadas, principalmente com a editoria, responsável pela revisão da obra. No quesito erros, só identifiquei quatro, mas que não impactam na compreensão e que o leitor mais atento automaticamente já faz sua própria correção, porém foram erros bobos e que uma revisão atenta teria dado conta logo na primeira leitura.

Outra coisa é a constante referência ao fato da personagem ficar envergonhada e por isso ficar enrubescida. Diversas vezes, nos vemos lendo a palavra escarlate. Essa pode ter sido uma opção da autora, porém a editoria mais experiente poderia ter dado esse toque. E pelo contato que tenho com a Luisa sei que ela teria ouvido e aceitado a dica numa boa.

Mas, para finalizar, vamos fala da capa. Simplesmente todos os elementos que aparecem nela estão ligados com a história e com certeza quando eles aparecem na narrativa você vai voltar lá e dá uma olhada nela. Parabéns a Alexandre Santos responsável pela ilustração.

A Filha do Norte me atraiu desde o prólogo, me prendeu em seu enredo e finalmente me deixou louca por sua sequência, já que a autora fez o favor de acabar daquele jeito. Leitores padeçam de curiosidade! ^^

Avaliação:



24 comentários:

  1. Oi, Thiana! Tudo bem?

    Gostei da premissa do livro e espero poder ler algum dia desses, pois sua resenha está muito bem esclarecida! :)

    Tenho uma grande novidade! Confira no Irmãos Livreiros
    Beijos,
    Danny

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiana!
    A história do livro parece ser interessante, adoro histórias com bruxas!
    Porém acho que também ia me perder nessa narrativa ditada por vários personagens, acabo ficando confusa com livros assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Thiana, tudo bem?
    Já li vários comentários positivos acerca desse livro e sem contar que acho essa capa muito linda também. Bruxas me agradam bastante e acho que o desenvolvimento da trama deve ser fantástico. Suas palavras me motivaram ainda mais a fazer essa leitura. Muito obrigada pela indicação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de vontade de ler esse livro, parece ser um livro que eu vou gostar muito e não vejo a hora de comprar e finalmente matar a curiosidade. Essa capa, eu nunca gostei, mas depois de você ter falado um pouco sobre ele, já dá pra considerar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiana,
    o livro me chamou a atenção, acho que porque nunca li nada do tipo e estou aqui morrendo de curiosidade para saber o que aconteceu nessa mansão e se a garota conseguiu sair e como aconteceu, a história parece ser boa e certamente seria uma boa opção pra mim que estou querendo sair da minha zona de conforto. Super curti a dica.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor.
    Esse livro não chamou minha atenção no momento. Estou um pouco enjoada de fantasia e não consigo ler nada do gênero.
    Mas fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a menina e por conta disso anotei a dica para ler em outra oportunidade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Acho a capa desse livro muito bacana e saber que a capa faz juz a história é ainda melhor!!!
    Adoro histórias com bruxa e estou curiosa para desvendar os mistérios desse livro!
    Já acrescentei na lista.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi, gostei da premissa do livro e estou afim de ler o livro da Luisa tem um tempinho e sua resenha só aguçou a minha curiosidade, já que é um livro de fantasia e eu curto esse tipo de livros e estou voltando a ler esse tipo de livro. Quero conhecer esses outros seres e personagens, só não gostei de saber que não é separado por capitulos, algo que me incomoda, já que prefiro essa separação para dar uma respirada durante a leitura, mesmo assim, vou me aventurar e ler.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Antes da autora lançar esse livro eu já tinha tido um interesse bem grande em fazer a leitura, mas sinceramente eu acabei desanimando depois. Acho que ando desanimada para fazer algumas leituras e por isso acabei deixando para compra-lo mais pra frente, mas me pareceu ser uma estória muito instigante e que te prende do começo ao fim. Adoro livros que contém fantasia e um mistério que nos prende, porque isso sinceramente é algo que me conquista. Espero poder conhecer o livro assim que tiver oportunidade. Sua resenha tá muito bem elaborada e adorei seu ponto de vista também, sem contar que amei a capa do livro. Achei muito bem arquitetada pra estória =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/reflexao-parte-5.html

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona eu confesso que a premissa do livro não me chamou muito atenção, senti falta de algo a mais, uma pena que houve alguns erros e a repetição de uma palavra, o fato de ter muitos personagens com voz ativa sem bagunçar a trama mostra que a escrita foi bem desenvolvida. Quem sabe em outro momento eu leia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee Thiana ^^
    Já tinha lido outras resenhas deste livro antes, mas confesso que nunca tive curiosidade de conhecê-lo, pois eu não gosto muito de livros com seres sobrenaturais e coisas do tipo, por mais que ele pareça bom e só ganhe elogios. Não bate aquela vontaade de ler, sabe? É uma pena que hajam erros no livro, mesmo que poucos. Fico feliz em saber que a autora explorou bem o tema da história, quem sabe eu o leia um dia...
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor.

    Eu não conhecia o livro, muito menos a autora. Apesar de ter mistério e fantasia, coisas que eu amo em um livro, não me interessei pelo livro. Não sei... Não me cativou, sabe? Mas fico feliz que você tenha gostado da trama, apesar de alguns erros que encontrou. Espero que no próximo livro seja bom ou melhor do que esse e que você consiga sanar suas dúvidas.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá *--*

    Já tinha ouvido falar do livro e fiquei doido para ler pois amo fantasias assim. É meio assustador se pensarmos no contexto da personagem. Fico muito feliz que tenha gostado tanto pois tinha me desanimado com uma outra resenha que li que praticamente detonou a estória. Você me deu esperanças.

    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thiana
    Confesso que a princípio o livro não me chamou muita atenção, talvez porque a capa não tenha me agradado.
    Apesar de alguns elogios ao livro eu não sei se leria, mas tenho certeza que é uma ótima dica para quem curte.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Thiana, tudo bem?
    Esse livro parece ser incrível! Adoro histórias que envolvem seres fantásticos como bruxas, mas pela sua resenha aparentemente a presença delas na história não é muito notável, o que é uma pena. No entanto, os irmãos Vergamini parecem roubar a cena e estou curiosa para saber o que eles desejam da pobre menina. Adoro também histórias recheadas de mistério e fico triste por saber que eles não são revelados no final, mas sim no segundo livro. Nesse caso, quando eu tiver oportunidade de conhecer a escrita da autora, espero ter em mãos o segundo livro também para obter as respostas. Adorei a resenha!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu achei bastante interessante a temática do livro, pois sou daquelas que ama uma história de Bruxas, de bem e mal.
    Mas fiquei bem triste em saber do estilo de narração, que quase todos tem voz no livro, isso é confuso =/ E confesso que perdi bastante o interesse na obra ai.
    Mas mesmo assim ainda parece um ótimo livro, mas não é algo que teria paciencia de ler

    ResponderExcluir
  17. Oi Thiana, tudo bem?

    Mesmo gostando de história de bruxas e fantasia, o livro não me chamou a atenção. Mas gostei de saber que é mais do que aparenta ser. A parte dessa mudança de narrativa sem indicação e a falta da divisão em capítulos é algo que me incomoda demais e torna a leitura bem arrastada para mim, e com certeza seria um ponto negativo, mas que bom que para você foi uma escolha interessante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Não gosto tanto de livros com diversos pontos de vista, mas esse livro me interessou bastante, devo confessar. Sua resenha ficou bem completa e me deixou ainda mais curiosa para conferir esse enredo, que parece ótimo. Fora que adoro ler sobre bruxas, então a dica está mais que anotada :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Thiana,
    Eu li o livro da Luh tem um tempinho, gostei bastante da obra e fiquei curiosa pela continuação.
    Eu realmente gostei de como a Luísa desenvolveu a sua história e os seus personagens, estava esperando uma coisa mais senso comum e a trama me surpreendeu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiiie.
    Esse Título e essa capa são lindos, mas eu não conhecia a história, e gostei muito da resenha. Isso porque gosto muito de livros que retratam todo esse mundo de bruxas e seres fantásticos, ainda mais se é uma história tão bem desenvolvida e que nos deixa curiosos. Gostei muito de todo esse mistério desenvolvido na história. Mas acho que vou me perder um pouco na leitura sobre cada personagem ter voz e ainda surgir um narrador, mas espero aproveitar bem a leitura e gostei também de saber que a capa remete muito a história.
    Bjoes ;)

    ResponderExcluir
  21. Estou com esse livro na minha lista de desejados desde seu lançamento e até agora ainda não consegui ler. Tenho lido resenhas e comentários diversos sobre ele e estou muito empenhada em vir a ler em breve. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Estou doida pra ler esse livro, curto muito sobrenatural, histórias com bruxas, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Nunca li livros sobre bruxos/bruxas, porém sempre tive interesse. Achei interessante isso de ter vários pontos de vista e um em terceira pessoa, com certeza vai deixar a gente mais atenta enquanto estiver lendo. Gostei da capa, principalmente da bússola. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Apesar da narrativa do livro ser um pouco diferente, e parecer confuso no começo por não estamos acostumado com esse estilo de leitura, e isso de certa forma me deixou ainda mais curiosa para conhecer esse livro. A premissa da estória também me chamou a atenção, me pareceu ser bem construída, e bastante envolvente, pretendo ler esse livro com certeza.

    ResponderExcluir