05 janeiro 2016

[Resenha] Um Mais Um - Jojo Moyes


Título: Um Mais Um
Título Original: One Plus One
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576542
Ano: 2015

Jess Thomas ficou grávida, largou a faculdade e se casou com Marty, mas ele não suportou muito a vida difícil e dois anos a traz foi passar um tempo longe para se recuperar. 

Em uma rotina de faxinas durante o dia e garçonete em um pub a noite, Jess vai cirando seus filhos, Tanzie e o enteado Nicky. Tanzie é uma pequena gênia da matemática que tem a chance de estudar em uma importante escola, mas a bolsa ainda deixa uma diferencia com o qual a mãe terá que arcar. Nicky com seu estilo gótico é alvo de zoação e por não saber a que turma pertence não ver muita perspectiva para o futuro.

Para consegui estudar na tão importante escola, uma chance surge, mas para isso Tazie terá que vencer as Olimpíadas de Matemática, que ocorre na Escócia, e no meio dessa confusão para conseguir chegar lá, surge o Sr. Nicholls, um dos clientes de faxina de Jess.

Ed Nicholls, envolvido em um escândalo financeiro, quer fugir da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã, que só quer que ela faça uma visita ao pai doente. Em um momento de “colapso” oferece uma carona que mudaria sua vida e da família de Jess. Ahh a do enorme cachorro, Norman, também.

Impossível pegar um livro da Jojo Moyes e achar que dali não sairá nada menos que a perfeição. Desde que li A Última Carta de Amor, me surpreendo coma a capacidade que está autora tem de criar histórias tão diferentes, mas que criam a mesma empolgação e sentimentos em seu leitor. Pelo menos é assim comigo.

Um Mais Um é uma narrativa que poderia trazer apenas uma viagem cheia de situações cômicas e constrangedoras. Mas logo nas primeiras páginas conseguimos perceber que leremos mais do que sobre uma viagem, mas no que ela transformara seus participantes. Mostrando um antes e um depois.

Com uma narrativa em terceira pessoa, cada capítulo é centralizado em um personagem e em seus sentimentos e percepções do que acontece ao seu redor. A cada modo de ver o mundo destes personagens vamos entendendo o quanto a viagem, que séria apenas para levar a pequena Tanzie a uma Olimpíadas de Matemática, se transforma em um momento de autoconhecimento.

Jess Thomas é uma personagem que em sua primeira aparição pode levar o leitor a achar que ela será a personagem mais chata do livro, porém não demora muito para percebermos o quanto essa mulher é uma guerreira. Guerreira esta que após a gravidez abdicou do seu futuro para criar a filha e logo em seguida um enteado.

A vida difícil faz com que ela agarre de unhas e dentes a chance de dar uma vida melhor aos filhos. E por isso as vezes até mete os pés pela mãos.

Já Ed Nicholls complica sua vida por um motivo fútil, mas logo percebemos o bom coração desse homem e o quanto conhecer a família Thomas é importante para ele reconhecer alguns erros que cometeu. Se tem um personagem que será grandiosamente afetado por essa louca viagem, esse é o Sr. Nicholls.

Nicky e Tanzie são as crianças mais adoráveis do mundo e também incompreendidos. Em nenhum momento reclamam da vida que tem e acham ela bem normal, o problema são as outras pessoas.

Um Mais um é um misto de dramáticos. Dramas esses, que podem ser superados e a autora mostra isso muito bem. Moyes mostrou, de forma primorosa, que pequenos gestos que podem mudar imensamente a vida de outras pessoas.

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário