28 janeiro 2016

Papo Aleatório #1 - Quero AQUELE livro


Logo que entrei na blogosfera literária conheci a série Irmandade da Adaga Negra. A cada resenha que lia, eu ficava louca para ter os livros, mas sempre batia de frente com uma questão: o preço. Não importava para onde eu olhasse eles não saiam por menos de R$ 40,00. E naquela época, sem emprego, caloura na faculdade e sem um pingo de vontade de trabalhar, fui deixando a loucura só no desejo.

O tempo foi passando, a vontade de comprar esse e qualquer outro livro aumentando, então comecei a junta a minha grana. Economiza dali e daqui, até que em 2013 consegui meu primeiro emprego e as coisas deram uma melhorada.

O primeiro livro da série que adquirir, foi realmente o primeiro volume, Amante Sombrio. Foi em uma promoção da Saraiva com os livros da editora Universo do Livros e ficou por R$ 18. Não lembro qual era o valor original, mas até o vendedor ficou surpreso quando registrou a compra.

Mesmo assim demorei cerca de dois anos para ler. Como depois daquele dia não comprei mais nenhum, fiquei adiando a leitura por medo de querer logo a sequência. Só li mesmo, quando finalmente estabeleci um objetivo que era de por em pratica uma planilha que tinha feito chamada Projeto Irmandade da Adaga Negra.

A primeira coisa de positiva desse projeto não foi nem consegui comprar os livros, mas praticar o desapego. Descobrir as maravilhas das trocas de livros pelo Skoob, tanto do Plus quanto Livro por Livro. E comecei a perceber que tinha e ainda tenho livros que não vou querer ler novamente e só vai ficar ocupando o espaço que poder ser de um que realmente quero.

De 2015 até hoje, conseguir três livros da Irmandade através de trocas no Plus. Todas foram ótimas trocas e vieram em ótimo estado. Já outros cinco livros eu comprei, mas sempre mantendo como foco não fazer loucura e pagar uma fortuna por eles. Se não me engano o preço mais caro que paguei até hoje foram os R$ 18 de Amante Sombrio. Sem conta Os Sombras, que recebi da editora e nunca descobrir o motivo, mas só tenho a agradecer.

Você pode pensar que desejar um livro, mas não comprar por causa do preço é mesquinharia e avareza, mas não. Amar ler não é sair fazendo loucuras e gastando o que não pode, ou o que sabe que depois vai fazer falta. Se puder gasta, ótimo. Até eu queria não poder me procurar com isso, mas se realmente deseja e não tem essa possibilidade, ou quer economizar para comprar mais livros, pesquisar preços é a palavra-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário