15 dezembro 2015

[Lendo e Resenhando] Ligações - Rainbow Rowell


Título: Ligações
Título Original: Landline
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 304
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542804812
Ano: 2015

Georgie McCool é roteirista de um programa de comédia ao lado de seu melhor amigo, desde a faculdade, Seth. Nas vésperas de uma viagem, para passar o natal na casa da mãe de seu marido, uma proposta tentadora surge, pondo fim nos planos. Pelo menos nos de Georgie.

Seu casamento com Neal não anda bem, porém ela optou por ignorar os sinais ao colocar mais uma vez o trabalho em primeiro lugar e deixou a relação mais abalada do que já estava, o pior é que Georgie sabe disso. Por isso os dias distantes além de serem de muito trabalho e saudade do marido e das filhas, também será de muitas incertezas sobre se conseguirá viver sem sua família, quando o marido por fim na relação. 

O que ela não contava é que um telefonema poderia mudar ou não a sua vida e tudo o que já viveu.
“Era por tê-lo atado a ela com tanta força. Porque o queria. Porque ele era perfeito para ela, mesmo ela não sendo perfeita para ele. Porque ela o queria mais do que queria que ele fosse feliz”    Pg. 123

Logo de cara percebemos que em quanto Neal vive em função da família, Georgie é aquela que mal sabe o que se passa com nela. Mesmo sendo a provedora da casa e tendo que sustentá-la financeiramente é incompreensível como uma mulher tenha deixado coisas básicas, como por as filhas na cama ou até mesmo colocar as roupas na máquina de lavar, em função do trabalho.

Neal tem aceitado essa vida muito bem, porém já chegou em seu limite e quando vê mais um momento importante ser trocado pelo trabalho não se contem em deixar isso claro e mostrar que a vida sem Georgie pode continua.

O livro trás uma sacada maravilhosa com o telefone que faz a protagonista ligar para seu marido quando ainda nem tinham se casados. O mais legal ainda é colocar duas épocas, que de certa formam são períodos parecidos para o casal. Esse contato dos dois, mesmo com Neal achando que está falando com a namorada vinte poucos anos, será importante para a construção do momento presente dos personagens.

Rainbow Rowell continua construindo histórias cativantes e com uma leitura tão gostosa que não importa se ela está falando de jovens no colegial, na universidade ou de um casal juntos a mais de dez anos, a leitura sempre terá o mesmo tom agradável e com uma linguagem fácil.

Uma coisa que senti falta foi de conhecermos o Neal melhor, só compreendemos ele pela ótica da sua esposa. Então ficamos com o gostinho de mais dele e acho que valeria até apena um livro com o ponto de vista dele. As filhas do casal, Alicie e Noomi, são umas fofas, a caçula então é um coisinha linda de se ler, mas se fosse de ver com certeza também seria.
“Georgie. Você não pode ter ciúmes da Dawn. É como se o sol tivesse ciúme de uma lâmpada.”    Pg. 160

Uma coisa sobre a escrita, ou tradução apesar de achar que ela seja feita na mesma linha de informalidade da escrita original, é que os personagens falam como nós. Nada de “está certo” é um “tá” mesmo que aparece lá, existem outras situações, mas essa é a mais marcante e que surge mais vezes. E acho que já falei isso na resenha de Eleanor & Park.

Já uma coisa que me incomodou um pouco foram alguns erros de revisão, fiquei chateada, pois não percebi erros nos livros anteriores e nesse até mais ou menos a metade do livro encontramos e são bem perceptíveis. A capa e diagramação continuam impecáveis e na mesma linda dos outros livros da Rowell já publicados pela Novo Século. Gosto muito do fato da editora mante esse padrão do original e que mesmo sendo livros independentes se combinam na estante.

Avaliação:
 

Um comentário: