08 abril 2015

[Lendo e Resenhando] Fangirl - Rainbow Rowell


Título: Fangirl
Título Original: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 424
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542803686
Ano: 2014


Cath é a típica garota americana que se rendeu a um fenômeno literário mundial a série de livros Simon Snow. Ela é completamente viciada na história e em quanto espera o lançamento do último livro da série, se dedica há dois anos na escrita de uma fanfic, Vá Em Frente, Simon. Só que neste meio tempo a vida universitária chegou. Ela e sua irmão gêmea, Wren, que também é fã da série ou era até irem para a faculdade, terão que encarar uma nova vida.

Em quanto uma não consegue se desvincular de uma fase tão importante de sua vida, a outra soube dar adeus sem pestanejar. Wren também que uma vida separada da irmã. Cath acaba se sentido sozinha e seu único refúgio é a fanfic, porém longe de casa ela tem que lhe dar com novas responsabilidades, uma colega de quarto esquisita e um garoto falante e sorridente.

– Então você não leu os livros?

- Não sou muito de ler.
- Acho que essa é a coisa mais idiota que você já me disse.
Pg.123

Mais uma vez Rainbow Rowell me fez cair de joelhos por uma história sua. Depois de ter me deixado sem palavras com Eleanor & Park, de novo ela me fisgou e mostrou que é uma contadora de histórias excepcional.

Cath, somos nós leitores, que crescemos lendo Harry Potter, Crepúsculo, etc. Quando as histórias chegaram ao fim, ou até mesmo entre um livro e outro, corremos para escrever ou ler as fanfics, não querendo que aquilo chegasse ao fim. A protagonista é exatamente isso e chegou a uma fese que com certeza muitos passaram, o momento do “ponto final, agora temos que ‘crescer’”.

Cath é tímida e por isso evita qualquer contato com as pessoas e até mesmo os colegas de sala, gosta de isolar-se no mundo da magia de Simon Swon, porém Reagan, a colega de quarto, a tira de sua zona de conforto e a tira colo ainda tem a ajuda do extrovertido Levi.

Os diálogos entre Cath e Levi são sensacionais e logo de cara você já começa a torcer por esse casal.

- Já ajudei a fazer um parto de gêmeos. Bezerros. A vaca quase morreu.

Cath escancarou os olhos.
- Como isso aconteceu.
- Às vezes, quando um boi encontra uma vaca, eles resolvem passar um tempo juntos...
Pg.286

Não sei se é questão de tradução ou no inglês também está dessa maneira, mas a escrita é cheia de informalidade. Em vez de estava é tava, está é tá e por ai vai. Deixa a leitura tão deliciosa.

Fangirl poderia ser apenas um livro sobre uma transição da vida, porém torna-se muito mais. Questões familiares são tratadas, o descontrole que alguns podem ter ao ficar deslumbrados com todas as possibilidades da vida universitária e para mim o maior toque de sensibilidade da autora foi ao tratar de dois problemas que foram o transtorno genético e hereditário da linguagem e a doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor. Não entendeu? Pesquise, pois é assim mesmo. Em nenhum momento Rowell dá nome as doenças, mas elas estão lá.

Outro ponto de destaque no enredo é que Cath estuda uma matéria que tem tudo a ver com sua paixão por escrever, mas de repente percebe que a escrita vai muito além de fanfics.

A narrativa é intercalada com trechos dos livros da série Simon Swon e das fanfics que Cath escreve ou escreveu e aos pouquinhos vamos conhecendo esse mundo que tanto encantou a protagonistas.

Uma leitura divertida, tocante e apaixonante. Ao final fiquei com gostinho de quero mais e o desejo de ler todos os livros da Rainbow Rowell.

- Cather – ele disse, recordando. – Eu tava tentando chamar sua atenção. Tentando dizer que você era gostosa também, mas indiretamente.

Pg. 396

Avaliação:


Um comentário:

  1. Oi Thiana!
    Nossa, deve ser muito legal ler um livo com uma personagem tão igual a gente! Eu adorava escrever e ler fanfics, infelizmente acabei perdendo esse hábito, mas sempre tenho vontade de voltar.
    Parece ser um livro muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir