13 outubro 2014

[Pipocando] Garota Exemplar


Retiro o que disse sobre todas as adaptações de livros para o cinema que saíram este ano. Se tinha um filme que esperava com mais expectativas que A Culpa é das Estrelas, estre filme foi Garota Exemplar. O livro escrito por Gillian Flynn prometia ser um trilher de tirar o folego e de fato foi.  Ficou até sendo o segundo melhor livro que li em 2013 e quando começaram os burburrinhos da filmagem foi só alegria e ansiedade.

Garota Exemplar é a narrativa intercalada entre Nick Dunnes e sua esposa Amy. No aniversário de cinco anos de casamento, Amy desaparece e tudo indica que foi o marido quem deu cabo dela e mandou a esposa perfeita para o outro lado da vida.

No filme conhecemos o Nick durante a investigação do desaparecimento da esposa, em quanto isso só conhecemos a Amy através dos flashes que são a narrativa do diário que ela escreve, onde é relatado desde o inicio do relacionamento até os fatídicos dias que antecedem seu desparecimento. O livro que tem os capítulos intercalados entre o presente e o diário me deixou um pouco receosa de como isso seria passado para as telas, mas foi tudo perfeito.    

Dirigido por David Fincher, que já deixou seu talento para os suspenses psicológicos registrado, desde do filme Seven ate o mais recente Zodíaco, mais uma vez consegue deixar um desconforto no público. Mesmo sabendo o que aconteceria, já que li o livro, foi inevitável não ficar tensa e horrorizada com algumas situações. A trilha sonora com uma música carregada de mistério só colaborou para o clima de tensão.

Ben Affleck, que deu um tempo em seus projetos pela oportunidade de trabalhar com Fincher, logo que foi escalado para o papel do marido frio, Nick, me agradou. Já Rosamund Pike, para Amy, confesso que me deixou com um pé atrás, principalmente porque não tinha curtido sua atuação no filme Jack Reacher, mas eis que tenho que ser justa e dizer que a atuação dessa mulher nesse filme foi de deixar meu queixo caído.

A grande surpresa entre os coadjuvantes foi Carrie Coon, no papel da irmã de Nick, Margo, e que conheci na série The Laftovers. A personagem é exatamente o que foi construída no livro, em uma cena especifica que não tinha no livro me emocionou bastante. Outra surpresa foi Neil Patrick Harris, o ator mais conhecido pelos personagens cômicos, está totalmente diferente em Garota Exemplar, nunca esperava uma atuação tão boa dele em um filme tão denso e fora do seu comum.


Sobre o desenrolar da trama é difícil falar sem acabar com as surpresas, se só as pessoas que lessem esse poste tivessem lido o livro séria um texto totalmente diferente. Mas para os que não leram e nem assistira, vou me controlar e não acabar com as surpresas.

A fidelidade do filme ao livro é notável e tudo se deve ao fato de a roteirista do longa ter sido a própria autora Gillian Flynn. Houve até boatos de que o final do filme séria diferente do livro, mas para minha tristeza ou não teve mudança.

Já se aproximando do fim de ano e a corrida pelo Oscar começando, torço para que Garota Exemplar seja indicado e com merecimentos. Produção, direção e atuação são dignas e os críticos especializados não me deixam mentir, só leio coisas positivas sobre o filme.

Um comentário:

  1. Oie Thianna!! Eu não consegui ver o filme no cinema, mas assim que sair em DVD eu irei ver. O filme tem recebido boas criticas e o pessoal tem elogiado muito, espero gostar tanto quanto todo mundo tem gostado, ahh e quanto ao livro não sei se irei ler, mas se o filme me agradar muito com certeza lerei.

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir