23 setembro 2014

Lendo e Resenhando: Fugitivos - Carlos H. Barros

Título: Fugitivos 
Autor: Carlos H. Barros 
Páginas: 669 
Editora:
ISBN: 9781500257415 
Ano: 2014 


Em Fugitivos, somos apresentados a Caio, Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca, cinco jovens que irão descobrir o verdadeiro significado da amizade e do amor. No meio dessa descoberta eles enfrentam seus próprios dramas pessoais, mas com apoio uma dos outros vão em busca de um final feliz. 

O livro é uma verdadeira aventura e uma reviravolta a cada página. Logo no início quando somos apresentados a Caio, que acabou de perder os pais e teve quer ir morar em Belo Horizonte com a avó, nem imaginamos por quanta coisa esse garoto ainda irá passar, além da dor da perda que já sofre. 

Com a ajuda de Fernanda e Jonas, que são irmãos, Caio tenta voltar a ter uma vida normal. Até mesmo um romance com Fernanda surge, uma chama de esperança de que as coisas serão melhores. Mas se na rua os irmãos, parecem ser felizes, dentro de casa as coisas são bem diferentes. Para mim o foi uma surpresa o desenrola da trama de Fernanda e Jonas. 

Gabriel e Bianca também são irmão, a garotinha de apenas 5 anos, tem no mais velho seu porto seguro, que move céus e terra por sua segurança e felicidade. Mas a vida os colocou em uma família completamente desestruturada e é Gabriel o ponto chave para a aventura que se segue pelas mais de 600 paginas desse livro.

Quando Carlos H. Barros entrou em contato comigo, para a divulgação de seu livro, fui completamente fisgada pela capa e sinopse, o que me enchu de expectativas. Ao iniciar a leitura não fui decepcionada. Fiquei completamente encantada pela narrativa e por cada personagem desse livro. Personagens que são bem diferentes, mas se completam de uma forma encantadora. Ao mesmo tempo em que algumas passagens me fazia rir outra me deixavam reflexiva, confesso que a emoção mexeu comigo e cai em lágrimas em algumas passagens.

Como as aventuras desses cinco jovens passam por vários estados, percebemos o cuidado do autor em não deixar passar nada. Imaginem a minha felicidade quando essa história veio para minha terrinha, Bahia.

Alguns podem achar o livro cansativo, por ser extremamente detalhista, como eu achei, porém vale muito apena continua a leitura e ser surpreendido. Foi tão engraçado descobrir pelo livro de um mineiro, fatos sobre a história de cidades do meu próprio estado.

Apesar da grande carga emocional, que os personagens carregam não se dá para definir Fugitivos unicamente como um drama, em meio a toda tristeza que eles passam, momentos de alegria e da compreensão que família vai muito mais além do sangue, fazem os personagens crescerem a cada página.

Entre tantas surpresas nesta leitura, o final me deixou feliz e ao mesmo tempo chocada, em um bom sentido, mas não vou contar o que é. Espero encontrar muito mais de Caio, Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca por ai. 

 Avaliação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário