21 janeiro 2014

Lendo e Resenhando: Divergente - Veronica Roth


Título: Divergente           
Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth       
Páginas: 502
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Ano: 2012

Ambientado em um Chicago futurista, a sociedade é dividia em cinco facções – Audácia, Abnegação, Erudição, Franqueza e Amizade – e também existem o sem facções, que é a mesma coisa de não existi.

Aos 16 anos todos os jovens eles passam por um teste de aptidão, esse teste indicara qual é melhor facção para o jovem, mesmo que seja uma diferente da qual onde nasceu.

Uma dessas jovens é Beatrice Prior, nascida na Abnegação, ela sempre gostou dela, mas às vezes achava que algumas atitudes de sua facção não eram necessárias, considerava um tipo de comportamento que não desejava ter. Esse era o primeiro indicio de que algo estava errado.

Em seu teste de aptidão Beatrice descobre que é uma Divergente, nenhuma simulação as quais foi submetida deram resultados conclusivos, sobre sua inclinação a uma facção.

Beatrice então vira Tris e escolhe fazer parte de uma facção que não condiz nada com seu jeito de ser, a Audácia. Uma iniciação altamente cansativa física e psicologicamente, além de ter que lhe dar com pessoas que não estão muito interessados em ser bonzinhos com ela.

Demorei muito a ler esse livro, confesso que não estava na minha lista de prioridades, mas com todo o burburinho que começou a surgir devido ao filme que será lançado em 2014, fiquei curiosa e não quis cometer o mesmo erro que fiz com Jogos Vorazes.

Divergente me conquistou, não foi logo de inicio, mas conforme a leitura foi transcorrendo e fomos conhecendo mais a personagens, e até mesmo os outros personagens, fui sento cativada.

Algumas coisas realmente ficaram sem nexo. Como a sinopse informa, o livro se passa em uma Chicago futurista, mas e o resto do mundo como vivi? Já que nessa cidade em especial a sociedade segue a divisão das facções. Espero ter minha resposta.

Tris é uma personagem que apesar de ser definida com a típica garota que sempre vai precisar de ajuda, se supera e mostra que a real não é essa e que mesmo entre dor e lágrimas pode existir uma pessoa forte.

Veronica deu espaço para o amor também, amor de família, irmãos e por Quatro, um dos instrutores da Audácia e que me arranca suspiros até hoje. E o que dizer das amizades que Tris faz, melhor nem começar a falar, por que estou tensa e necessitando de Insurgente já!

Essa é minha segunda experiência com o gênero distópico, que pode não ser meu favorito, mas tem livros muito bons. Divergente finaliza com gostinho de quero mais e não cometa o mesmo erro que eu só leia se Insurgente já estive do lado também.

Avaliação:




Trilogia Divergente:

1 – Divergente

2 – Insurgente
3 – Convergente (Lançamento em 10 de março de 2014)

3 comentários:

  1. Ei Thiana

    Ah você vai entender isso de Chicago depois que ler Insurgente :)
    Eu estou louca pelo terceiro livro e é uma das minhas distopias preferidas.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Li Insurgente esse mês e sim comecei a entender. Março precisa chegar logo!!

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Thiana, tudo bem?
    Amo Divergente! Quatro é perfeito <4 e apesar de tudo, gosto bastante da Tris, ela é muito corajosa, mesmo não acreditando muito nisso. Agora, se eu fosse você, NÃO LEIA Insurgente agora. Acredite, o fim de Divergente é lindo comparado ao de Insurgente. Sério, siga esse conselho! Espere até Convergente rs

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir