11 novembro 2012

Lendo e Resenhando: Não conte para a mamãe - Toni Maguire

Título: Não conte para a mamãe 
Título Original: Don't tell mummy: a true story of the ultimate betrayal. 
Autora: Toni Maguire
Editora: Bertrand 
Páginas: 308 
ISBN: 9788528615722
Ano: 2012

     Esse é um dos livros que li esse ano, mas difícil de resenhar. Foi a primeira vez que me deparei com um tema tão delicado e real, e tive que pensar direitinho no que escrever.

     Toni Maguire é uma inglesa que aos seis anos de idade passou a ser abusada sexualmente pelo próprio pai e até os catorze viveu momentos de terror e solidão. A autora conta nesse livro todos os momentos de horror, confusão e negligencia que viveu sem nem ter a quem recorrer. 

     Todo seu passado foi trancado a sete chaves, tudo pelo que passou foi esquecido e ela criou um mundo onde viveu uma infância feliz, mas no leito de morte da mãe ela revive todas aquelas lembranças e a partir daí vamos conhecendo sua história a fundo. 

     Se começarmos a ler esse livro sem saber que é uma história real, acharíamos que seria uma trama muito bem construída. Toni Maguire narra os acontecimentos não de forma mecânica dizendo, aconteceu isso e aqui, ele fez isso, etc. Ela revive o passado da Antoinette intercalando com a Toni adulta que espera enterra tudo o que viveu. Mesmo esse passado tendo deixado feridas incuráveis. 

     A própria editora diz na capa “A história dessa garotinha é de cortar o coração.” e achei muito mais que isso, ela cortou meu coração e me encheu de indignação em saber tudo pelo que ela passou e mais ainda em saber que ela não tinha ninguém, e que a única pessoa que poderia ter dando um basta, fingiu que nada daquilo era verdade e mais ainda em ver como a sociedade de 1950 julgou a Antoinette fazendo com que aquela garota cheia de sonhos de uma vida melhor acabasse sumindo aos poucos. 

     Acho que pior do que os abusos que sofreu, foi não ter ninguém ao seu lado em sua defesa e as pessoas a quem poderia recorrer deram as costas ou pelo segredo que ela levava não puderam se aproxima e ajudá-la. Mas chocante é saber que ninguém desconfiava de nada, ou fingiam. Antoinette tornou-se uma adulta precoce não só pelos abusos, mas pela forma como a qual foi julgada. 

     Ela poderia culpa alguém assim como eu culpei, mas Toni amava de mais, a pessoa em questão, para guardar esse rancor pelo resto da vida. 

     Não tem com resenhar um livro tão forte como esse, ler o que a Toni passou é preciso, recomendo o livro, não para todos é claro. Por ser um tema delicado e com cenas fortes, tem de ser um leitor crescido e com um psicológico preparado para receber aquelas informações. 

     Toni Maguire já escreveu além desse, mais dois livros onde fala sobre esse tema e fiquei curiosa para ler os outros dois, que não formam traduzidos por aqui.

Avaliação:






4 comentários:

  1. Pela sua resenha, já fiquei indignada só de ver o que ela passou. Que coisa horrível!
    Como eu não tenho um psicológico preparado, nem gosto muito de livros pesados então não vou ler. Mas não posso deixar de comentar que fiquei curiosíssima!
    Adorei a resenha!

    Bjs :*

    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro é realmente incrível e a forma como a Toni escreveu ele deu todo um toque especial. Mas tu é novinha e como mesmo falou não tem um psicológico preparado. Mas daqui a algum tempo leia, vale muito a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiquei indignada com o livro quando li a sinopse, é um livro que eu não leria, não por não ver que é bom, mas por saber que não é pra mim sabe, não consigo ler coisas desse gênero >< Eu fico abalada e mal, sei la.

    Beijos ;*

    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  4. Fiquei um tempinho mal por causa desse livro. Mal de indignação, ódio tudo um pouco. Se não o tivesse ganho em um sorteio acho que nunca teria lido esse livro.

    Bjss

    ResponderExcluir