31 março 2015

[Lendo e Resenhando] Outlander: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon


Título: Outlander – A Viajante do Tempo
Título Original: Outlander
Autora: Diana Gabaldon
Páginas: 800
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9788532516923
Ano: 2014

O que fazer quando você é transportada no tempo e vai parar em um mundo de 202 anos atrás? Isso é o que acontece com a enfermeira Claire Randall que após o fim da Segunda Guerra viajam com seu marido Frank Randall para uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas.

Frank esta disposto a aproveita as férias para descobrir mais sobre seus antepassados e Claire a esquecer dos horrores que viu na guerra e finalmente curtir a vida de casada, porém um misterioso círculo de pedras a transposta no tempo e ela vão parar na Escócia de 1743, no meio de uma batalha entre o exército Inglês e clãs guerreiro do país. 

Entre os escoceses está Jamie, que será um dos pontos que mais dividirá a protagonista entre volta para o presente ou viver nesta nova realidade. 

Com 800 páginas, Outlander é um livro complexo para se resenhar. Uma história rica, cenários fantásticos e ainda temos que entender uma personagem que inicia uma jornada onde para ela tudo é desconhecido e muito diferente do que viveu em toda sua vida.

Claire não me cativou logo de cara, seu objetivo desde o inicio é voltar para sua antiga vida e seu marido, por isso a maior parte do tempo a vemos fazendo de tudo para se livrar do clã McKenzie, o qual a acolheu. O clã também não é o mais hospitaleiro de todos, com ressalva para um ou dois personagens sem contar o gratíssimo escocês Jamie Fraser.

Jamie carrega as marcas da guerra entre ingleses e escoceses e isso nós aproxima mais dele, porém ele também é dono de um temperamento forte e foi até um susto quando ele foi mais explosivo com a Claire. Porém o rapaz possui uma criação amorosa e baseada na proteção dos que ama, por isso vemos que ele fará de tudo para proteger Claire e ficamos mais ainda aflitos por sabe que assim como ela chegou também pode ir embora e deixar nosso highlander desolado. (Vem que eu te consolo. ^^)

O vilão é um daqueles para de odiar com todas as forças Black Jack Randell é terrível e capaz de coisas degradantes. Sim, o sobrenome dele é esse mesmo o que só torna a história de Claire mais irônica.

Preparem-se para tentativas de violência sexual e até mesmo agressão a mulher, por isso se não admite tais condutas nem mesmo na literatura, pode ficar longe de Outlander. Mais para o final do livro um acontecimento foi o mais marcante e nunca imaginaria que poderia acontecer, porém só deu mais pontos positivos e mostrou que Diana não liga para a vaidade de seus personagens seja física ou psicológica e dá a eles um ar muito mais realista.

A escrita de Diana Gabaldon pode ser cansativa às vezes, claro sinal disso é que levei seis meses para terminar o livro e tive que intercalar com outras leituras, para não cai na chatice. E sim, houve momentos de chatice e que achei a leitura muito enrolada, porém depois que resolvi pegar o livro novamente me arrependi de ter demorado, pois tudo fez sentido e a trama só ficou mais agitada.

Começar essa série é uma grande responsabilidade se você é daquele que mesmo se não gosta quer saber como será o ponto final. Nesse primeiro livro temos 800 páginas e no segundo A Libélula no Âmbar, já relançado pela Saída de Emergência, são 900. É muita história para ler.

O final deste livro é instigante e deixa um gostinho de quero mais e se você é ansioso como eu e for ler alguma resenha do segundo livro, cuidado, vai ficar mais instigado pela leitura e de coração na mão.

Avaliação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário