26 novembro 2014

Lendo e Resenhando: A Garota Que Você Deixou Para Traz - Jojo Moyes


Título: A Garota Que Você Deixou Para Trás
Título Original: The Girl You Left Behind
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Autora: Jojo Moyes
ISBN: 9788580574715
Ano: 2014

Desde seu primeiro livro publicado pela Intrínseca (A Última Carta de Amor), me tornei fã da autora Jojo Moyes e dá forma como ela, formada em jornalismo, mescla temas de reais que de alguma maneira marcou a história ou tem apelo midiático, com um enredo totalmente instigante.


A Garota Que Você Deixou Para Trás tem a mesma receita de A Última Carta de Amor, unindo algo que aconteceu no passado com a vida contemporânea. Neste livro somos levados a Primeira Guerra Mundial e uma pequena cidade francesa que foi ocupada pelas forças alemãs. No meio desta guerra conhecemos Sophie, uma jovem casada com um pinto que teve que ir defender seu país nos campos de batalha.

Sem noticias do marido e com o vilarejo servindo de base para a ocupação alemã, Sophie e sua irmã cuidam dos sobrinhos e de um irmão mais novo, além do hotel herdado de seu pai. E se a falta de comida e notícias que assola todos os moradores da li, um comandante alemão obriga a cozinhar todas as noites para seus soldados.

Mas um quadro de Sophie pintado por Édouard Lefèvre, marido dela, chama a atenção do Comandante e é o ponto de partida que unirá a história de Sophie Lefèvre e Liv Halston, já em 2006.

Liv é uma viúva, que não superou a perda precoce do marido, vivendo sozinha na casa que ele construiu, sua única companhia é o retrato de uma jovem, que ganhou de presente de casamento. Mas quando finalmente está disposta a voltar a vida normal e conheceu Paul, o quadro na parede de seu quarto vai se mostrar mais valioso do que ela e o marido quando compraram poderia imaginar.

Liv entra em uma batalha judicial que pode lhe custar muito para continua com o quadro e do outro lado está a família Lefèvre, que também deseja o quadro que por direito pertence a eles.
“- Essa gente não liga para Sophie. Só pensa no dinheiro.
-Caramva, Liv, é só um quadro.
- Não é só um quadro! Ela foi traída por todos que a cercavam, Não teve ninguém no fim! E ela... é tudo que me sobrou.”
                                                                                                                    Pg. 302

A narrativa de Jojo Moyes me encanta, a forma como ela apresenta a vida de Sophie, narrado em primeira pessoa, e detalha as tristezas e angustias de Liv, aqui narrada em terceira pessoa, não deixa em nada a desejar. Criando um cenário amplo que mesmo falando muito, deixa margem para as suposições e especulações do ponto final das duas mulheres.

Pelo terceiro livro a autora me emocionou bastante e torcendo para que as duas estórias terminassem bem e para todos os personagens. O mais engraçado é que não consegui achar um personagem que me irritasse ou que despertasse meu desagrado, todos apresentam razões para serem como são e desempenham papeis importantes para o desfecho do livro, o único porém são os Lefèvre que aparecem e não consegui entender de onde eles saíram e sua real origem.

Terminar um livro de Moyes me deixa com aquela velha ressaca literária e torcendo para que assim que fecho o livro o próximo já seja lançado e sem medo nenhum de me decepcionar com suas obras.

Avaliação:




2 comentários:

  1. OIe Thiana!!

    O primeiro e último livro da Jojo que li foi Como Eu Era Antes De Você e jurei não ler nenhum livro dela mais, esse livro me cativou de uma forma maravilhosa e no final me quebrou por completo, mas ao ler a sua resenha não nego que fiquei super interessado em ler esse livro. Quando eu li a resenha desse livro tinha acabado de ler CEEAdV e pensei que a história seria tão triste quanto mas, por sua resenha da para ver que o final é mais agradável, darei outra chance a autora!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha lido o A Última Carta de Amor e ela me conquistou, chorei horrores também, mas CEEAdV me destruiu completamente, se eu pega ele e abrir em qualquer página começo a chorar no ato e nem me peça para explicar o livro, já chorei na facul só por tentar explicar. kkkk
      Esse eu achei que ia ser bem denso, mas entre mortos e feridos eu consegui sobreviver, porém o final me deixou com um vazio, leia e entenderá.

      Bjs

      Excluir