12 junho 2013

Lendo e Resenhando: O Diário de Suzana para Nicolas - James Petterson


Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Título Original: Suzanne’s Diary For Nicholas
Autor: James Petterson
Páginas: 223
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410273
Ano: 2011


O namorado de Katie termina com ela sem lhe dá nenhum motivo. Ela sabia que Matt Harrison tinha algo a contar, mas sempre foi uma mulher compreensiva e nunca o pressionava. No dia seguinte ao rompimento um embrulho é deixando em sua porta, quem mandou? Matt.  Ao abri-lo Katie se depara com O Diário de Suzana para Nicolas e revelações que nunca imaginava saber.


Despretensioso, só a grossura do livro já da aquela impressão de que não será uma grande história, mas se antes já aprendemos não julgar um livro pela capa, agora a máxima, tamanho não é documento, ganha seu espaço na minha estante.

O Diário de Suzana para Nicolas não estava em minha lista de futuras compras em nenhum momento e me arrependo de não ter lido esse livro muito antes.

Matt Harrison é um autor que desperta o interesse de Katie, no inicio de forma profissional, mas a afinidade entre os dois foi tão grande que, um relacionamento amoroso surgiu. Após quase um ano de namoro Katie não poderia dizer que sabia muito sobre o passado do namorado, em quanto ela era um livro aberto ele eram um texto cheio de lacunas em branco. Somente com o fim do namoro, as coisas começar a se encaixar através das palavras de Suzana para seu filho Nicolas.
“Talvez esse diário explique as coisas melhor do que jamais conseguiria. Se puder, leia-o. Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.” Pg. 10
Intercalando a vida de Katie com as páginas do diário, o livro de James Petterson traz uma história surpreendente não só do amor entre um homem e uma mulher, mas sobre o amor a família e o quanto o dia de manhã é uma incógnita.

Suzana nada mais é do que a esposa de Matt e Nicolas, o filho dele. Saber sobre a vida deles e a verdade pelas palavras de Suzana foi doloroso para Katie, porém tudo teve um sentido.  

Me emocionei em várias passagens e apesar de especular muito sobre o final, que foi mais ou menos o que pensei, a história ainda me surpreendeu e me fez chorar muito.
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você esta mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." Pg. 14
Esse livro me fez lembrar muito os livros do Nicholas Sparks, mas nenhum do Sparks me emocionou tanto quanto esse. Baita ressaca e deprê literária depois dessa leitura, mas que valeu muito a pena.


Avaliação:






Nenhum comentário:

Postar um comentário